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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
03/02/2022 |
Data da última atualização: |
24/02/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PIRES, M. E. de S.; SANTOS, J. P. G. dos; GODINHO, V. de P. C.; UTUMI, M. M.; LEMOS, B. S. |
Afiliação: |
MARCOS EDUARDO DE SOUZA PIRES, Graduando em Agronomia, Faculdade Marechal Rondon (FARON); JOÃO PEDRO GUEDES DOS SANTOS, Graduando em Agronomia, Faculdade Marechal Rondon (FARON); VICENTE DE PAULO CAMPOS GODINHO, CPAF-RO; MARLEY MARICO UTUMI, CPAF-RO; BRUNO SOUZA LEMOS, CPAF-RO. |
Título: |
Avaliação de desempenho agronômico de genótipos de girassol para Rondônia e Mato Grosso: Rede Nacional - Final 2, 2020. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA EMBRAPA RONDÔNIA, 11.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 6., 2021, Porto Velho. Anais... Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2021. |
Páginas: |
p. 72-75. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Editores: Ana Karina Dias Salman; Henrique Nery Cipriani. |
Conteúdo: |
Um ensaio de girassol foi conduzido na safrinha 2020 com objetivo de avaliar o desempenho agronômico de genótipos nas condições de cerrado de Rondônia e Mato Grosso. O ensaio foi instalado no campo experimental de Vilhena, da Embrapa Rondônia (12º45? S e 60º08? W, 600 m de altitude), em blocos casualizados, com 15 tratamentos e quatro repetições. Foram avaliadas as variáveis: produtividade, floração inicial, maturação fisiológica e altura de plantas. Foram observadas diferenças estatísticas para as variáveis avaliadas, indicando a necessidade e importância de se avaliar diferentes genótipos de girassol para o cerrado de Rondônia e regiões adjacentes do estado de Mato Grosso. As médias observadas no ensaio foram de 2.575 kg ha-1 para produtividade, 57 dias para floração inicial, 86 dias para maturação fisiológica e 176 cm para altura de plantas. Os genótipos que mais se destacaram, considerando produtividade e precocidade foram BRS G63 e BRS G69. |
Palavras-Chave: |
Amazônia Ocidental; Embrapa Rondônia; Rondônia; Sunflower; Vilhena (RO); Western Amazon. |
Thesagro: |
Aclimatação; Campo Experimental; Características Agronômicas; Cerrado; Comportamento de Variedade; Condição Ambiental; Girassol; Helianthus Annuus; Melhoramento Genético Vegetal; Rendimento. |
Thesaurus Nal: |
Acclimation; Agronomic traits; Cerrado soils; Crop yield; Demonstration farms; Environmental factors; Plant breeding; Variety trials. |
Categoria do assunto: |
G Melhoramento Genético |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/230851/1/cpafro-18706.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
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Biblioteca |
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Classificação |
Cutter |
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Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
05/09/2006 |
Data da última atualização: |
07/08/2018 |
Autoria: |
AMANCIO, C. O. da G. |
Afiliação: |
CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB. |
Título: |
O sabor agridoce da reforma agrária em Pernambuco: reflectindo sobre a experiência de chico mendes II e nova canaã em tracunhaém, PE. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
2006. |
Páginas: |
142 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. |
Conteúdo: |
Este trabalho visa estudar os efeitos que a abordagem "Reflect-Action", difundida pelo Círculo Internacional Reflect-Ação (CIRAC), trouxeram para o empoderamento, criação e fortalecimento do capital social em duas comuinidades rurais, fruto da reforma agrária, no município de Tracunhaém em Pernambuco. Nosso referencial teórico se fundamentou nas contribuições que a educação popular freireana trouxeram para a construção de metodologias de intervenção com base no empoderamento dos grupos, criação e fortalecimento do capital social. Considerando o mundo rural, suas particularidades e as profundas alterações que se observam no seu cotidiano, particularmente no contexto dos assentamentos de reforma agrária, procurou-se compreender as estratégias reproduzidas ou criadas pelos assentados para se inserirem de maneira mais sustentável nas relações com o Estado, com os mercados e com a sociedade civil. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e observação participante, realizadas durante o intervalo de dois anos. Pudemos concluir que grupos que constroem uma ação mais interativa entre as iniciativas de acompanhamento técnico-econômico e as de caráter educacional participativo tenderam a construir relações sociais de solidariedade, reciprocidade e confiança mais fortes, o que acarretou em expensão das condições de geração de capital social de forma significativa. A expansão destas habilidades e o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos foram capazes de promover e aumentar o poder de barganha, contraposição e reivindicação destes grupos, com vistas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental local de forma mais harmoniosa. MenosEste trabalho visa estudar os efeitos que a abordagem "Reflect-Action", difundida pelo Círculo Internacional Reflect-Ação (CIRAC), trouxeram para o empoderamento, criação e fortalecimento do capital social em duas comuinidades rurais, fruto da reforma agrária, no município de Tracunhaém em Pernambuco. Nosso referencial teórico se fundamentou nas contribuições que a educação popular freireana trouxeram para a construção de metodologias de intervenção com base no empoderamento dos grupos, criação e fortalecimento do capital social. Considerando o mundo rural, suas particularidades e as profundas alterações que se observam no seu cotidiano, particularmente no contexto dos assentamentos de reforma agrária, procurou-se compreender as estratégias reproduzidas ou criadas pelos assentados para se inserirem de maneira mais sustentável nas relações com o Estado, com os mercados e com a sociedade civil. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e observação participante, realizadas durante o intervalo de dois anos. Pudemos concluir que grupos que constroem uma ação mais interativa entre as iniciativas de acompanhamento técnico-econômico e as de caráter educacional participativo tenderam a construir relações sociais de solidariedade, reciprocidade e confiança mais fortes, o que acarretou em expensão das condições de geração de capital social de forma significativa. A expansão destas habilidades e o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos fora... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Capital Social; Educação Popular; Empoderamento; Reflect-Ação. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181060/1/Cristhiane-Amancio.pdf
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Marc: |
LEADER 02378nam a2200181 a 4500 001 1812202 005 2018-08-07 008 2006 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aAMANCIO, C. O. da G. 245 $aO sabor agridoce da reforma agrária em Pernambuco$breflectindo sobre a experiência de chico mendes II e nova canaã em tracunhaém, PE. 260 $a2006.$c2006 300 $a142 f. 500 $aTese (Doutorado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. 520 $aEste trabalho visa estudar os efeitos que a abordagem "Reflect-Action", difundida pelo Círculo Internacional Reflect-Ação (CIRAC), trouxeram para o empoderamento, criação e fortalecimento do capital social em duas comuinidades rurais, fruto da reforma agrária, no município de Tracunhaém em Pernambuco. Nosso referencial teórico se fundamentou nas contribuições que a educação popular freireana trouxeram para a construção de metodologias de intervenção com base no empoderamento dos grupos, criação e fortalecimento do capital social. Considerando o mundo rural, suas particularidades e as profundas alterações que se observam no seu cotidiano, particularmente no contexto dos assentamentos de reforma agrária, procurou-se compreender as estratégias reproduzidas ou criadas pelos assentados para se inserirem de maneira mais sustentável nas relações com o Estado, com os mercados e com a sociedade civil. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e observação participante, realizadas durante o intervalo de dois anos. Pudemos concluir que grupos que constroem uma ação mais interativa entre as iniciativas de acompanhamento técnico-econômico e as de caráter educacional participativo tenderam a construir relações sociais de solidariedade, reciprocidade e confiança mais fortes, o que acarretou em expensão das condições de geração de capital social de forma significativa. A expansão destas habilidades e o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos foram capazes de promover e aumentar o poder de barganha, contraposição e reivindicação destes grupos, com vistas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental local de forma mais harmoniosa. 653 $aCapital Social 653 $aEducação Popular 653 $aEmpoderamento 653 $aReflect-Ação
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